terça-feira, 5 de novembro de 2019

A FOTO VARELA da Madalena

Redação Gazeta da Torre


A fotografia é a captação de imagens com o uso de câmeras e a sua reprodução em papel ou meios digitais. Um fotógrafo profissional tem profundo conhecimento de máquinas, lentes, filmes, procedimentos de revelação, ampliação e tratamento de imagens. Ele utiliza técnicas de iluminação e enquadramento para captar imagens que transmitam a mensagem que ele quer passar.  Foi nesse profundo conhecimento que em outubro de 1972, o fotógrafo Rivaldo Varela fundou na Rua 1º de Março, a Foto Varela.

Rivaldo Varela Filho,
enriquecia seus conhecimentos
ao lado de seu pai.
Grande admirador da fotografia, seus trabalhos logo começaram a ser reconhecidos. Em 1978, devido ao grande volume de serviços que surgiam, começou a ter ajuda de seu filho. “Eu dividia meu tempo entre os estudos e a loja”, lembra Rivaldo Filho.

Anos se passaram e a cada momento compartilhado no trabalho ao lado de seu pai, Rivaldo Filho enriquecia seus conhecimentos. Era o caminho da formação de um profissional da fotografia.

Em 1990, Rivaldo Filho, agora como fotógrafo profissional, assume a direção da loja. Após esse ano passa a conhecer o bairro da Madalena. “Fiquei deslumbrado”, relata. Era o início de um namoro que iria ser oficializado em 1992. Era a chegada da Foto Varela no bairro da Madalena, mais precisamente na Rua Real da Torre, 672.

“Meu primeiro cliente foi  Sr. Manoel Tavares, empresário da MEDICAL. Como o trabalho era, e sempre foi, profissional com amor no que fazemos, muitos clientes do bairro começaram a surgir”, afirma Rivaldo Filho.

Hoje, devido ao grande avanço do setor de fotografias e sempre acompanhando todas as mudanças, a Foto Varela atende em um amplo prédio localizado na mesma rua, número 634.  Os serviços executados no segmento da fotografia são muitos. Na Foto Varela, é possível encontrar trabalhos com fotografia social, registrando casamentos, festas, eventos e até filmagens. Também atua na edição e manipulação de imagens com ajuda de softwares de computador.

Nos dias de hoje, a fotografia virou um vício global de instantâneos. Milhões de imagens são postadas na internet a cada momento. Do mesmo modo, somos todos flagrados por câmeras em tempo quase integral e sabemos disso – logo mais teremos de incluir as situações espontâneas na lista das espécies em extinção. É nessa terra, repleta de câmeras, que a FOTO VARELA continua a se destacar.

*O poder da fotografia mostra como a imagem pode ter um impacto na vida das pessoas ao ajudar na comprovação de fatos, proporcionar revelações sobre a vida humana, revelar locais desconhecidos, celebrar as maravilhas naturais e inspirar as pessoas a cuidarem melhor do planeta. Como diz o editor-chefe de publicação da revista National Geographic, Chris Johns: “A fotografia é extraordinária como ferramenta e meio de expressão. Compartilhar o que se vê e vivencia por meio da lente permite que você se relacione, que emocione e que inspire outras pessoas por toda parte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário