segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TODO ANO O MESMO NEGÓCIO: “O ANO SÓ COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL...”

Gazeta da Torre

Olá, pessoal! Sou Leandro Trajano, administrador, e trabalho com Educação Financeira, Planejamento Financeiro, Finanças Pessoais & para Casais, além de Consultoria Empresarial nas áreas Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos.

A partir desta edição, através da minha Coluna no Gazeta da Torre, terei o prazer de compartilhar ideias, planos, notícias, possibilidades, oportunidades, exemplos e ferramentas que costumam ajudar as pessoas a refletir, a fim de que possam levar uma Vida Financeira mais saudável. Abordarei também temas ligados a empreendedorismo e negócios que contribuam, agreguem valor e tragam conteúdo para você a cada edição.

Desenvolvi a paixão pelo universo da Educação / Inteligência Financeira, Planejamento, Finanças Pessoais e Investimentos há cerca de 10 anos, quando fui morar em Angola (2007). Antes, havia morado no Timor-Leste e Austrália (2005), como voluntário.

Preocupado e querendo me organizar, de forma que o salário em terras africanas não evaporasse, estudei, li muito e procurei entender sobre como gerir melhor meus recursos.
Aprofundei-me, passei a ser procurado por amigos, familiares e colegas de trabalho, com o objetivo de ajudá-los a trocar ideias e planejar, procurar meios de fazer com que os sonhos se tornassem concretos através de um planejamento que possibilitasse a busca pela realização.

Isso sempre me fascinou. Voltei ao mundo no fim de 2009, começo de 2010. Por mais alguns anos, morei em diferentes países, entre eles, Peru, Bolívia, Equador, Haiti e Ghana. E mais uma vez, nesse período, nas horas vagas, lia, pesquisava, estudava e me aprofundava!!!

Continuava sendo procurado por amigos, colegas, familiares, para uma ajuda aqui, outra acolá, e, em paralelo a isso, a sugestão de que profissionalizasse aquele serviço, que sempre levei como um hobby e que até hoje me faz brilhar os olhos!!!

Eis que em 2013, entre uma coisa e outra, refleti e resolvi validar tudo o que acreditava. Formatei um material, desenvolvi uma metodologia que utilizo desde então, atendendo clientes com a consultoria na área, onde oriento desde o orçamento pessoal / familiar. Trabalho os hábitos que levam a(s) pessoa(s) a ter uma vida financeira saudável, utilizando ferramentas e apresentando "cases", um conjunto que tem proporcionado ótimos resultados onde passei e, naturalmente, tem sido muito gratificante!!!

Mas claro, todos que querem mudar de vida precisam de muita, mas muita dedicação e disciplina, resistir às tentações e refletir diante de situações que muitos agem por impulso.
Participei do quadro “Conversando com o especialista”, na Rádio Olinda, por 1 ano, abordando temas ligados à área e, eventualmente, sigo contribuindo com a Rádio.

Realizo-me através deste trabalho. É fantástico contribuir com as pessoas, falar, ouvir e aprender muito a cada momento. Para isso, aproveito também os espaços e convites que tenho para realizar Workshops e Palestras, em empresas e abertas ao público.

É fundamental contribuir com a população, ainda carente de informações, de orientação nesse sentido, afinal, vivemos num país onde 80% das pessoas não controlam suas finanças e cerca de 55% da população gasta MAIS do que ganha.

Devidamente apresentado...

Que tal começarmos falando de 2017? ...e do carnaval?

TODO ANO O MESMO NEGÓCIO: “O ANO SÓ COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL...”

Mas isso aonde?

Lá em casa ele começa, de fato, 1º de janeiro, e já cheio de contas que chegaram em 2016 para vencerem já na 1ª semana do ano, entre outras que já estavam por chegar.
Todo começo de ano a correria é grande, a preocupação, contas a pagar, o colégio, o IPVA, o IPTU, um cartão que vem com parcelas das compras de Natal, dos presentes que já foram dados, mas a cobrança em muitos casos vem depois. Muito do que se confraternizou em dezembro só se paga no ano seguinte etc.

E por falar em IPVA e IPTU, todo ano me perguntam muito sobre o pagamento dividido ou em parcela única. De modo geral, a parcela única é a melhor opção para quem tem o dinheiro para pagar à vista e, ainda assim, continuar com uma reserva de segurança, pois o desconto vale à pena.

É... de fato o ano já começou faz tempo e não podemos perder esses dois meses que praticamente já passaram. Não podemos esperar o carnaval passar para nos preocuparmos com 2017. Março bate a nossa porta e, neste ano, que para muitos é de recuperação, de se reestabelecer, é preciso tirar o atraso, ganhar tempo.

O carnaval está logo aí, “gaste com moderação”, gaste apenas o que tem e o que pode, para não gerar dívidas até o Natal. Evite sair com muito dinheiro e, se for para a multidão, proteja bem o dinheiro, para não molhar e para não perder. Não esqueça do seu documento de identificação.

No deslocamento para as festas, procure usar o transporte público, junto à família e aos amigos que animarão o percurso e podem baratear as despesas ao dividir, dependendo do lugar que forem. Se possível, levem as bebidas, petiscos e frutas, de forma que possam durar as primeiras horas do dia ou até mais tempo.

Divirtam-se muito no carnaval dos blocos de rua, festas abertas para todos e com muita animação nas ladeiras de Olinda, nas ruas do Recife Antigo e em muitas cidades do interior, muitas festas boas, lindas, cultura viva e gratuita, uma verdadeira RIQUEZA CULTURAL!!!
Até a próxima...!!!
Leandro Trajano
leandrotrajano@personalfinanceiro.com
Siga no Instagram  @personalfinanceiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário