quarta-feira, 1 de março de 2017

A INSTRUÇÃO É CONHECIMENTO- A EDUCAÇÃO É LEGADO

Gazeta da Torre

Existem verbos que parecem ter o mesmo significado, mas quando paramos para analisar, sentimos a diferença. Por exemplo, já percebeu que ver é diferente de olhar, ou enxergar? Muitas vezes, vemos, mas não enxergamos. Partimos, no entanto não deixamos. Dividimos, mas não compartilhamos. Discutimos, mas não debatemos. E por aí vai.

Você pode estar achando que o texto deste mês é sobre Português. E não deixa de ser, pois o significado das palavras faz parte da gramática e se chama semântica, que cuida do sentido das palavras, interpretação de sentenças e enunciados. Entretanto, vamos deixar essa questão de semântica como um elemento linguístico secundário.

Muito do que acontece na vida depende do nosso olhar. À medida em que amadurecemos, a compreensão dos fatos é ampliada e a nossa leitura fica mais aproximada da situação real. Digo “aproximada” porque, com raras exceções, não impregnamos o cenário, no qual estamos inseridos, com nossas opiniões, muitas vezes carregadas de conceitos previamente estabelecidos, julgamentos intempestivos e desarrazoados.

Nesse sentido, na vida de relação, participamos de situações que requerem tomada de decisão, cuja consequência exigirá maturidade e, cada vez mais, o bom senso deverá estar presente. É assim que o crescimento se consolida, compreendendo as diferenças das palavras, não apenas sob o ponto de vista de significado (semântica), mas também contextualizando nos aspectos culturais, sociais, econômicos etc., pois são fatores que ampliam o olhar, através da multidisciplinaridade que envolve os problemas, desde os mais comuns até os de carácter mais específico.

Diante do exposto, trazemos a diferença entre instrução e educação, por representar uma análise tão oportuna quanto importante para cada pessoa. De forma mais objetiva possível, podemos dizer que a instrução está relacionada ao conhecimento adquirido; é o instrumento que qualifica o indivíduo na busca de metas, predominantemente, profissionais. A quantidade de instrução, passando de um grau a outro de maior nível de complexidade, comprova o tempo dedicado aos estudos, nas mais variadas áreas da trajetória acadêmica.

Já a Educação é a ação que transforma a pessoa, de dentro para fora; é a exteriorização da consciência individual quando se coloca em prática a instrução adquirida. Assim, a Educação não se limita às paredes físicas das escolas. Pelo contrário, ela pode estar presente em qualquer ambiente, do doméstico mais simples ao ambiente de mais formalidade possível. É ela que traduz o compromisso da união entre habilidade e capacidade, tornando-se uma luz do túnel da consciência humana.

A instrução é conhecimento. A educação é legado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário