quarta-feira, 15 de abril de 2020

Leitores da Gazeta da Torre: EMPRESÁRIOS ou LÍDERES que agem em DESCOMPASSO

Gazeta da Torre


Quem não ouviu, alguma vez, a expressão: “Enquanto palavras movem, exemplos arrastam? ”A sabedoria popular (o senso comum) nos lembra, dessa forma simples e clara, uma verdade que em gestão de empresas, sejam estas grandes ou pequenas, se comprova.

Infelizmente, percebe-se com uma certa frequência que muitas empresas investem nos seus colaboradores, tanto na área técnica, quanto comportamental, empoderam os seus colaboradores por conhecimentos científicos validados pela experiência, no entanto, muitas vezes, os próprios empresários ou líderes, agem em descompasso...

Adotam uma postura totalmente contrária ao ensinado. Exigem comportamentos adequados, gentis, corteses dos seus colaboradores, no relacionamento com os seus pares, clientes ou chefes, enquanto que eles próprios não vivenciam tais práticas. Tal postura gera descrença nos colaboradores, e o empresário /líder perde (mesmo que não de forma expressa) a credibilidade dos seus liderados, pois como diz o autor Warren Bennis: “Liderança é como a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer. ” 

Quem Lidera pelo exemplo, inspira os colaboradores a segui-lo sem grandes dificuldades. Tudo é muito natural e flui.... Não existe contradição.

Um dos livros mais lidos e inspiradores em questões de liderança é, a meu ver, o Monge e o Executivo,  autor James C. Hunter. E ele reza: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. ” Uma definição poderosa, carregada de verdade. Uma verdade que se vivenciada gera resultados surpreendes para a motivação, comprometimento e produtividade dos colaboradores, o que reflete nos resultados e ganhos empresariais, acredite!

Estive casualmente em um empreendimento do nosso bairro e com bastante prazer, observamos e constatamos, eu e familiares, que o dono conservou ao longo dos anos, a sua postura de atenção e gentileza fina ao cliente. Lembrei que assim foi a primeira vez que lá estivemos, há mais de 10 anos. Ele visitava as mesas, falava pessoalmente com os clientes, perguntava se estavam bem ou se faltava algo, batia papo com os clientes mais assíduos. O nome desse empresário é João da Carne de Sol, empresário antigo do nosso bairro e para ele tiramos o chapéu: O diretor do jornal Gazeta da Torre, Maurício Dias, e eu pois compartilhamos da mesma percepção.

Sugiro essa reflexão:

Os liderados respeitam o líder, se ele é exemplo! O exemplo vem à frente, assumindo o comando, estimulando, influenciando, transmitindo a sua visão. Sabendo falar, ouvir, transmitir entusiasmo com tranquilidade, sem arrogância, sem prepotência, realmente INSPIRANDO! Como disse Marco Fabossi: “Aquele que vence os outros pode tornar-se chefe, mas somente aquele que vence a si mesmo torna-se líder. ” A mudança faz parte da vida.... Todo dia é dia de recomeçar e assumir uma nova postura, mais coerente, produtiva e feliz.

Abraço fraterno,
Vera Silva (verasilva.mastercoach@gmail.com)


Um comentário:

  1. Ótimo alerta. Aqui no bairro presenciamos muitas situações de empresários e comerciantes dano mau exemplo.

    ResponderExcluir