quarta-feira, 25 de abril de 2018

BARES e COMEDORIAS REGIONAIS em destaque no MERCADO DA MADALENA


Gazeta da Torre


Boas histórias, ambiente alegre, aconchegante, descontraído e uma ótima comida regional. Essas são algumas das qualidades de um dos mais tradicionais e conhecidos mercados do Recife, o nosso Mercado da Madalena.

O comércio no Mercado da Madalena é divulgado e conhecido principalmente pelo boca a boca, ou seja, quando um freguês gosta do ambiente, ele sai falando para um amigo que indica para outra pessoa e, no final, o local faz sua divulgação. O jornal Gazeta da Torre também faz sua parte divulgando as comedorias, bares, serviços e os comércios que o mercado possui, não deixando de fora alguns eventos interessantes que acontecem com frequência em sua área. Nesta edição apresentaremos alguns bares/comedorias que se destacam.

Confraria dos Chifrudos


É no Mercado da Madalena que podemos encontrar a tão conhecida Confraria dos Chifrudos, do Sr. Fernando Correia, fundada em 1976. Um espaço temático, decorado (chifres, cornômetro, Et chifrudo, sino e bastante fotos). Muito interessante. No cardápio da confraria, petiscos regionais, como feijão com osso de patinho, sarapatel, bode e cerveja gelada.

Um local pra lá de animado e pitoresco, onde todos os anos, no mês de agosto, acontece uma famosa eleição para escolha de seu representante. Uma grande e saudável festa, que consegue reunir amigos de muitas regiões, registrada por vários meios de comunicação da nossa cidade. A Confraria dos Chifrudos funciona de terça a domingo.

Bar do Jairo


Em uma das entradas centrais do Mercado da Madalena está o Bar do Jairo. Com sua longa mesa em frente ao seu bar, atende muitos clientes conhecidos em nossa cidade. Fundado há mais de vinte anos, o bar também é administrado por sua esposa, Dona Graça Menezes. Ela atua como uma espécie de gerente, enquanto seu marido Jairo faz seu trabalho de “relações públicas” e ajuda no atendimento.

Falando em atendimento, o bar conta com simpáticas atendentes uniformizadas. Um diferencial que vale à pena mencionar.

Em seu cardápio, cupim assado, dobradinha, língua ao molho madeira (item mais solicitado e famoso), entre outros. O espaço também trabalha com café da manhã. O cuscuz com bode ou rabada faz bastante sucesso.

Na VEJA COMER & BEBER RECIFE 2017/2018, no quesito O melhor Boteco de Recife, o Bar do Jairo foi citado na relação.

O Bar do Jairo funciona de terça a domingo.

Bodega do Seu Artur


 Na área externa do mercado, podemos encontrar a Comedoria e Bar do Artur, fundada em 2002 por Artur e sua esposa Leila. Anos depois, após adotar uma nova filosofia operacional e de relacionamento com o mercado, passou a ser chamada de Bodega do Seu Artur, ação que fez parte de uma estratégia corporativa e também de uma intenção de criar diferenciais para um novo posicionamento de seu comércio frente aos clientes. Em resumo, melhorias para o presente visando o futuro.

Em seu cardápio regional, Baião de 4 na nata, a famosa fava mista (queijo coalho empanado com carne de sol e charque), costela na pimenta, entre outras delícias. A cartola é um show à parte, muito solicitada pelo seu público. “A base da receita é a banana. Ela é frita na manteiga, acompanhada de mais ou menos 200 gramas de queijo manteiga, açúcar, canela e mel de engenho”, descreve Artur.

Com muito trabalho, inovações e determinação executados até hoje pelo casal, começaram a surgir os frutos. Em 2016, o Comida di Buteco, evento gastronômico que elege o melhor boteco da cidade e do Brasil, elegeu em segundo lugar, a Bodega do Seu Artur com o prato Cupim Recheado (Cupim temperado à moda da casa e recheado com linguiça portuguesa, acompanhado por farofa de jerimum e vinagrete). 

Este ano, até o dia 06 de maio, a bodega está participando novamente do concurso com a Costela Sertaneja do Artur. 

 Costela Sertaneja do Artur
Costela recheada com linguiça e
ervas, ao molho de queijo coalho
e batata doce salteada na manteiga.
foto:Costa Neto
Com sua urna localizada em seu estabelecimento, Artur e Leila contam com a presença e apoio de seus clientes para votação.

A Bodega do Seu Artur funciona nas quartas, quintas e sextas, a partir das 10h até 21h. Nos sábados, das 8h às 18h. E nos domingos, das 8h às 15h.

Bar da Marília


Voltando para área interna, próximo a um dos portões que dão acesso à Feira dos Passarinhos, temos o Bar da Marília. Sendo administrado por Marília e seu filho Thiago, há mais de cinco anos, o bar conta com uma simpática clientela com faixa etária avançada.

No cardápio do Bar da Marília podemos encontrar mão de vaca, rabada, bode, feijoada, arrumadinho, entre outras comidas regionais. O bar também trabalha com café da manhã e almoço, servindo macaxeira ou inhame com carne de sol ou charque, rabada, bife, guisado e outras opções. 

Marília e Thiago também são administradores que trabalham com muita obstinação quando se refere à palavra inovação. Eles, com muita frequência, promovem festas temáticas no espaço. Para se ter uma ideia, recentemente aconteceu A Festa Brega. O ambiente foi decorado a caráter, com música do gênero ao vivo, petiscos regionais e muita cerveja gelada. A festa, que conseguiu reunir dezenas de pessoas e fazer muito sucesso, foi o registro de quando o marketing e inovação se fundem. Parabéns.

O Bar da Marília está aberto todos os dias no mesmo horário de funcionamento do mercado e trabalha com cartões.

Esse é um pouco do Mercado da Madalena. Além de palco para alguns eventos regionais, é uma das belas vitrines do nosso bairro e da nossa cidade.

Mais uma vez iremos torcer para que os órgãos competentes cuidem melhor do nosso querido Mercado da Madalena. Além do mais, será até uma forma de mostrar, como a palavra já diz, competência perante os contribuintes. É um dever e não um favor. Ano eleitoral, atenção dobrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário