segunda-feira, 2 de abril de 2018

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


2 de Abril - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Gazeta da Torre
Fontes: Cláudia Buzzette Calais, Diretora Executiva da Fundação Bunge; Blog da Leiturinha;

O principal papel dos livros na infância é ampliar os nossos horizontes. É servir de combustível para a criatividade – que na infância, vamos combinar, não é pouca – é, acima de tudo, estimular o pensamento, ou melhor, a liberdade de pensamento. O livro tem que ser o nosso campo de pouso e decolagem para novas aventuras, novas descobertas. Crianças que têm a sua capacidade criativa estimulada e são instigadas a pensar são mais felizes, se relacionam melhor, conseguem abstrair melhor os dilemas impostos pela vida como as perdas, a ausência, os desafios, a falta de amor, por exemplo.

Criança não precisa receber a história pronta. Ela só precisa de um enredo para ter a liberdade de se aventurar. Ela gosta do belo, do lúdico do criativo, pois esses são os elementos fundamentais para elas imaginarem suas histórias. É por isso que hoje nas livrarias volta e meia nos deparamos com livros que ao finalizarmos a leitura pensamos: mas será que as crianças conseguem entender isso? Conseguem! A sua maneira, é claro. Mas existe maneira correta de se decifrar um livro?

Hoje – falando de um Brasil mais urbano – levamos nossos filhos à Disney, colocamos eles em contato com outras culturas muito mais cedo. O acesso a informação está ampliado, o conteúdo, muitas vezes já chega pronto. Aí os livros são fundamentais para aprofundar o pensar e ao mesmo tempo trazer a tona a sensibilidade.

O livro na infância, não forma apenas leitores. Ele forma gente. Gente que aprende a chorar, a sorrir; a dizer a verdade e a, de vez em quando - só de vez em quando - a mentir; a se emocionar e a proporcionar a outros a emoção de servir.

Livros, livros e mais livros! Para homenagear o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL (2 de Abril) e aqueles que mais marcaram a hora da leitura de quase 100 mil famílias por todo Brasil no ano passado, segue uma lista com os 10 melhores livros infantis de 2017! Confira:

1. Rosa


Editora: Edições Olho de Vidro
Texto e Ilustrações: Odilon Moraes
Indicação: pequenos a partir de 8 anos
Guimarães Rosa criou um dos contos mais profundos sobre a relação de pai e filho – “A terceira margem do rio”. Odilon Moraes uniu sua vivência da paternidade com o texto de Guimarães Rosa e criou uma história que serve não só para crianças, mas também para os mais velhos. Conversando com o  conto de Guimarães, nesta história, um pai em um “endoidamento” nomeia o filho recém-nascido de Rosa, depois, ele se isola em uma canoa sobre o rio sem nunca mais retornar à margem e nem para sua família.

2. O Sítio do Seu Lobato


Editora: Ciranda Cultural
Indicação: pequenos a partir de 0 anos
O Sítio do Seu Lobato atravessou gerações e marcou a infância de diferentes pessoas, de lugares distintos. Mas este não é um conto musical convencional! Neste livro, o Sítio do Seu Lobato é reinventado através da imaginação, dando estímulo à fantasia infantil. Divirta-se com seu bebê cantarolando esta divertida história.

3. Bebê banho – Frutas


Editora: Bom Bom Books
Indicação: pequenos a partir de 1 ano
O banho agora será ainda mais divertido! Neste momento, a água faz parte da mágica da leitura! Afinal, ela é quem dá cor para a história da vez! O seu bebê poderá levar este livrinho para o mar, para a piscina e para o chuveiro! Além disso, o tema reforça a importância de uma alimentação saudável e muito, mas muito gostosa!

4. E agora, papagaio?


Editora: Jujuba
Texto e Ilustrações: Gilles Eduar
Indicação: pequenos a partir de 3 anos
E agora, papagaio? é uma verdadeira obra de arte! Esteticamente maravilhoso, o livro apresenta os números de forma lúdica e divertida para seu pequeno…  Um papagaio voando lá do alto é capaz de ver números em diferentes cenários. O que será que ele está vendo?

5. Os caras malvados


Editora: Saber e Ler
Texto e Ilustrações: Aaron Blabey
Indicação: pequenos a partir de 8 anos
Ser malvado não é uma tarefa fácil. Na companhia de ilustrações irreverentes e de um formato divertido, o seu pequeno irá entrar no mundo desses personagens engraçados e muito autênticos.

6. Olhe, é um coelho!


Editora: Girassol
Indicação: pequenos a partir de 1 ano
Figuras que se completam tornam este livro extremamente divertido. Qual bichinho será este? Nesta etapa, é importante que os pequenos comecem a associar imagens e nomes. E a melhor forma de estimular o seu bebê, é através da brincadeira.

7. Nhac!


Editora: Brinque-Book
Texto e Ilustrações: Carolina Rabei
Indicação: pequenos a partir de 3 anos
Esta é uma história sobre afeto e amizade. Nhac, o porquinho-da-índia, tem tudo o que precisa. Mas, mesmo imerso no seu mundo completo, há algo que lhe falta. Algo intangível, ou seja, que não pode ser tocado. Ou, se pensarmos bem, até pode. Falta para Nhac uma companhia –  uma amizade verdadeira!

8. A menina da cabeça quadrada


Editora: Tibi
Texto: Emília Nuñez
Ilustrações: Bruna Assis Brasil
Indicação: pequenos a partir de 4 anos
Como convencer a geração conectada a resgatar o encanto e a magia das brincadeiras de fundo de quintal? Tais brincadeiras, ensinadas pelos avós e transmitidas por gerações, possuem uma carga histórica e afetiva, permitindo que os pequenos descubram o ambiente por meio da ludicidade. Esta é uma história que nos ensina que também pode ser muito divertido interagir com o mundo fora da tela!

9. Rita tem medo! 


Editora: Abacatte
Texto: Christian David
Ilustrações: Rogério Coelho
Indicação: pequenos a partir de 8 anos
Esta é a história de Rita, uma menina muito medrosa. Dentro dela existem muitas inseguranças – algumas sobre coisas reais, outras imaginárias. Cansados de ver Rita tão cheia de medos, seus pais tomaram uma decisão: levá-la para passar uma temporada na casa de sua avó, no interior. Seu pequeno nem imagina a aventura que o espera na casa de Dona Lina!

10. Sou eu!


Editora: V&R
Texto e Ilustrações: Raquel Cané
Indicação: pequenos a partir de 3 anos
O seu pequeno é único no mundo! Apesar da semelhança com alguns familiares, e até mesmo com alguns amigos, ele carrega consigo características únicas, que não existem em mais ninguém. Nesta leitura, você poderá falar sobre essas características com ele. Isso irá ajudá-lo a entender um pouco mais sobre sua individualidade e a reconhecer a importância que ela tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário