terça-feira, 4 de setembro de 2018

Estilo consciente: sustentabilidade no alvo da moda!

Gazeta da Torre


Sustentabilidade de um modo amplo é a criação de medidas que diminuam o impacto nocivo do homem no meio ambiente. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, eles conseguem prevalecer por vários anos, não se esgotando facilmente, e isso permite que atendam às necessidades das futuras gerações e também das nossas.

O desenvolvimento sustentável necessita de um planejamento e participação de todas as áreas e, no campo da moda, a ideia é repensar os métodos de produção de forma menos agressivas ao meio ambiente – o chamado Slow Fashion.

A renomada estilista Stella McCartney se tornou sinônimo de sustentabilidade na indústria fashion. A britânica, que se considera uma “Eco-Guerreira” e defende causas ambientais, investiu em moda verde na sua marca usando madeira certificada e tecidos orgânicos, além de boicotar o uso de pele e couro de animais.

Também em defesa da causa, a rede de fast fashion sueca H&M faz parte do time sustentável e utiliza na produção de suas peças: algodão, lã reciclada, tecido, seda e couro orgânicos, plástico reciclado e borracha natural. Além disso, a marca se preocupa com a proteção de animais e foi a primeira na indústria a lançar o Garment Collecting program, um programa global de coleta de vestimentas que visa diminuir o desperdício, usando roupas usadas para produzir novas peças.


Segundo a Advogada em Fashion Law (Direito da Moda), Isabelita Alves, especialista em Direito do Trabalho e Processo, esclarece: “O cenário da sustentabilidade da moda que observamos é desenvolver produtos com preços mais elevados, todavia com  maior respeito à ética e consequentemente ligando a sustentabilidade. Muitas vezes o baixo custo na produção ocorre por envolver meios ilícitos, como trabalho análogo ao escravo, agressões ao meio ambiente etc. O poder Judiciário, principalmente o Ministério Público do Trabalho, realiza a fiscalização, autuando as marcas em desacordo com as normas.”.

No geral, são iniciativas sustentáveis que buscam fomentar a discussão sobre a cadeia produtiva. Repensem esses temas para um consumo sustentável:

1)Consumo consciente: antes de realizar uma compra, faça uma breve análise da matéria-prima do produto e se a marca possui uma política de diminuição de impactos ambientais.

2)Será que realmente preciso de algo novo? Já pensou em reinventar as peças que já possui no seu guarda-roupa ou closet?

3)Por fim, de olho nos brechós e armários compartilhados!

São dicas simples, mas que fazem toda a diferença para um consumo mais consciente!
Para enviar comentários e acompanhar mais novidades, acessem:

Facebook/Fan Page: Fátima Fradique
Instagram: Fátima Fradique          

Nenhum comentário:

Postar um comentário