quinta-feira, 26 de abril de 2018

O Poder Estratégico dos Processos de Treinamento e Desenvolvimento para o Sucesso das empresas

Gazeta da Torre

Com o intuito genuíno de contribuir com o desenvolvimento sustentável das empresas, sejam estas, de qualquer porte, venho ressaltar o valor e importância dos processos de Treinamento e Desenvolvimento, de empresários, líderes e colaboradores em geral, tendo em vista os mais de 33 (trinta e três) anos de minha experiência profissional, dos quais 13 anos são voltados justamente para a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Observo, com pesar, que algumas empresas investem constantemente em estrutura e tecnologia (o que é necessário) e ignoram totalmente a necessidade de fazer um investimento paralelo nas pessoas. Afinal, são as pessoas que fazem a empresa e, de alguma forma, elas determinam o sucesso ou fracasso dela, pois o diferencial competitivo, apesar dos avanços tecnológicos, ainda está nas pessoas.

Relendo o livro “Da Revolução Industrial à Gestão com Pessoas e Coaching” (2015), de minha autoria, e fazendo um paralelo com minhas vivências na área Organizacional e Profissional, percebo que é bem verdade que já houve certa evolução nesse aspecto, principalmente em empresas maiores. Porém, algumas empresas ainda continuam com a visão de não ter tempo para essas práticas, considerando que elas não fazem a diferença nos seus negócios e que são coisas “das grandes empresas”. Na realidade, elas não percebem que conhecimentos e técnicas relacionados à Administração, Gestão de Pessoas, entre outros, são aplicáveis a empresas de todos os portes e disso depende o seu sucesso e sustentabilidade, diante do mercado e dos clientes.  Vejamos o que está escrito nas páginas 78 e 79 do livro mencionado:

“Percebe-se que, na dinâmica da maioria das empresas e organizações, muitas vezes não se encontra tempo para práticas que estimulam a escuta, a participação, a criatividade e o desenvolvimento dos colaboradores, sendo considerado “perda de tempo e dinheiro”. 
Levados pelo imediatismo e pela pressa, não se dão conta que a maioria dos problemas reincidentes de relacionamento, comunicação, retrabalho, rotatividade de colaboradores, alto índice de casos na Justiça do Trabalho etc., poderiam ser evitados através de um investimento estratégico nos relacionamentos interpessoais, na comunicação, em programas de desenvolvimento de lideranças e outros que venham ao encontro das necessidades dos colaboradores. Os Programas de Treinamento e Desenvolvimento Humano, assim como de Coaching e Mentoria, já são bem aceitos e apresentam resultados satisfatórios, se bem conduzidos. Fundamental que a alta hierarquia aceite e valide as aplicações e práticas de T&D, incluindo-as como público-alvo, da mesma forma que todos os outros níveis, tático e operacional. Isso gera um nivelamento positivo e os processos de mudança, de clima, cultura e inovação organizacional também devem ser validados pelo nível institucional, com total apoio, para ter sucesso. 

É verdade que são os profissionais de RH que fazem diagnóstico, identificam a necessidade de ações, formatam e propõem os programas de desenvolvimento nas empresas. Porém, eles só terão força e credibilidade, se o nível institucional da empresa compreender, acreditar, validar e se engajar realmente nos processos propostos. Isso porque muitas empresas, embora trabalhem o desenvolvimento dos seus colaboradores e líderes, os próprios empresários não se atualizam, não conhecem os assuntos estratégicos trabalhados, abrindo uma lacuna de comunicação, teorias e práticas, que acabam por frustrar os líderes e colaboradores, por estes não encontrarem eco para as suas propostas e ações.

A cultura do aprender a aprender deve fazer parte da vida da empresa para todos e de forma continuada, garantindo resultados efetivos e sustentáveis. Os tempos mudaram e, a exemplo da educação formal e informal, a educação organizacional também necessita passar por uma verdadeira revolução, tanto nos aspectos teóricos, quanto nos metodológicos.”

Considero importante também que os empresários analisem e “filtrem” a real necessidade de sua empresa através de um LNT – Levantamento da Necessidade de Treinamento bem customizado à sua própria necessidade, pois há uma oferta “frenética” no mercado capaz de fazê-los perder o FOCO e, assim, quem sabe, fazê-los investir em “modismos” generalistas e, não, em temas necessários e capazes de gerar resultados para a sua própria empresa.

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo de travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” Fernando Pessoa.

Desejo ter apresentando algumas considerações válidas para a melhoria da sua gestão! 

Boa sorte! 
Abraço fraterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário