quarta-feira, 4 de abril de 2018

Serviço de Táxi para idosos na Torre e Madalena: um nicho de mercado a ser mais bem explorado e valorizado


Gazeta da Torre
 Sr Amorim, um dos taxistas mais antigos do bairro,
abre a porta para passageira. Um ato de gentileza,
como exemplo a ser seguido pela classe
Como Coach e Especialista em Intervenções em Psicologia Social, vivo a vida com curiosidade e interesse. É assim também que olho as pessoas e acontecimentos corriqueiros. O que para muitos passa despercebido, sob as minhas “lentes”, ganha um valor maior, que agrega ou poderá - quem sabe? - ser útil para promover mudanças positivas na nossa sociedade, comunidade, seja no âmbito psicológico, político, social ou organizacional. Enfim, faz parte de mim, essa atenção aos detalhes do dia a dia.

Em decorrência disso, desejo compartilhar com nossos leitores da Madalena e Torre, algumas observações e considerações sobre o atendimento dos táxistas aos nossos idosos. Particularmente, não me é usual utilizar o serviço de táxi. No entanto, escutei algumas idosas lamentando esse tipo de serviço e me senti inspirada a pesquisar e dar atenção ao assunto. Todos nós sabemos que existem as fases da vida e que, à medida em que o tempo passa, algumas limitações físicas, biológicas e até psicológicas surgem. A agilidade não é a mesma, audição e visão também não.

Pois bem, essas pessoas falavam sobre o enorme incômodo causado por músicas e velocidade alta desenvolvida pelos táxistas, além da falta de gentileza. Pus-me a refletir, solidarizei-me e até pesquisei sobre regiões no Brasil que dispensam uma maior atenção e cuidados, nesse aspecto, aos idosos. Confesso que ignoro se aqui existe uma iniciativa parecida. Se houver, parabéns! Mas, para minha felicidade, encontrei um caso admirável da prefeitura de Santos – São Paulo. O Projeto tem o nome de “Vô de Táxi” e capacita profissionais para transporte de idosos, conforme link: http://santaportal.com.br/15222-projeto-vo-de-táxi-capacita-profissionais-para-transporte-de-idosos. Vejam um pouco do artigo datado de 06.05.2016:

“A Prefeitura de Santos fez uma parceria com o Sindicato dos Táxistas de Santos para qualificar os profissionais do serviço para o transporte de idosos. O projeto 'Vô de Táxi' já formou duas turmas e cerca de 70 motoristas já estão capacitados para realizar o atendimento. O curso teve duração de duas horas e, segundo o motorista Marcelo Munhoz, a qualificação do motorista é fundamental para o atendimento do idoso: “A assistência começa desde o momento que ele embarca no táxi, assuntos abordados na conversa, cobrança e o desembarque, que deve ser em local seguro. Essa qualificação é boa para o cidadão santista.”

De acordo com Samuel Fonseca, presidente do Sindicato dos Táxistas do município, eles aprenderam noções de como falar com os idosos e o auxílio de pessoas com dificuldade de locomoção.

Estímulo muito interessante tem sido concedido pela prefeitura aos participantes: enquanto os 4000 profissionais da cidade não se aperfeiçoam, os motoristas capacitados recebem um adesivo para diferenciar seus veículos dos demais.

O Prefeito Paulo Alexandre Barbosa afirma que o município tem uma frota de táxi que é referência e acredita que o serviço e a população em geral só têm a ganhar.

Outro diferencial interessante é que os referidos táxis também contam com mais conforto para os idosos: telas acopladas no encosto de cabeça do condutor e passageiro, que vão exibir vídeos turísticos e institucionais, com dicas sobre a programação de eventos na cidade.

Eis uma ótima oportunidade de inspirar os profissionais e até o poder público a  contribuir para um atendimento diferenciado e merecido ao idoso. Vamos exercitar o Benchmarking, nome inglês que, de forma bem simples, significa o que se pratica no mundo empresarial: observar e estudar o que existe de melhor na concorrência, lideranças ou empresas mais evoluídas, para fazer algo semelhante ou até muito melhor.

Vamos evoluir! Vamos facilitar uma realidade mais humana e feliz para nossos idosos, afinal é o caminho de todos!

Abraço fraterno

Vera Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário