sexta-feira, 13 de abril de 2018

Tempo é prioridade


Dedique menos de 1% do seu mês para gerir seus recursos financeiros e verás como vale o “sacrifício”!

Gazeta da Torre

Dias agitados, correria, muita coisa para poucas horas. Os dias passam e ao final de cada ano, normalmente a mesma conversa, de que o ano voou, passou rápido e quando refletimos melhor, algumas das mais diversas metas que ficaram pra trás poderiam ter sido atingidas.

Certamente você já ouviu falar que “tempo é prioridade” e de fato é o que tenho visto no dia a dia. Se entrarmos na área financeira pessoal e dos casais, a falta de tempo que as pessoas dedicam para gerir os recursos é impressionante!

O fluxo comum das pessoas vem sendo aquele, que não considero que deveria ser normal: pagam contas, se sobra algo, poupam, de modo geral, na poupança ou CDB, sem procurar se dedicar o mínimo para saber onde rende mais, como aplicar, porque rende mais ou menos e como fazer para conseguir isso.

Muitos podem falar que o tema é difícil, chato ou trabalhoso. Para muitos casais é tabu ou quase sempre termina em desentendimento. Quando precisam de mais dinheiro, em geral, o que fazem?

...trabalham mais,  ou procuram um emprego que remunere melhor. E essas duas opções no longo prazo não se mostram interessantes.

Para quem é dono do negócio, trabalhar mais para ganhar mais é entrar na “corrida dos ratos”, estar num ciclo onde se perderá fatalmente a qualidade de vida e a forma mais estratégica e inteligente de pensar / agir e de buscar rendimentos. Para quem tem emprego, é ficar na dança das cadeiras de olho no mercado e partir sempre em busca de quem oferece uma melhor remuneração ou na luta pelo crescimento na empresa, que exigirá certamente alta performance e dedicação cada vez maior no trabalho, tomando mais tempo do dia a dia e - quem sabe? - afetando na qualidade de vida em relação aos cuidados com a saúde e convívio familiar.

Nada disso está errado, de forma alguma. Quero dizer que isso funciona e, no curto prazo, é o caminho que a maioria de nós terminamos por enfrentar. No entanto, no longo prazo é penoso não entender como o dinheiro funciona de verdade, como se planejar melhor financeiramente, entender os hábitos que nos levam a uma vida financeiramente saudável e, consequentemente, poupar. Depois disso, investir de forma inteligente.

A maioria das pessoas não fazem isso por alegar falta de tempo. Tenho escutado isso nas palestras, workshops e consultorias que realizo. Asseguro a vocês, dedicar uma, duas, três, quatro, cinco horas por mês não é nada perto dos ganhos que você terá, do aumento da possibilidade de conquistas e realizações que isso pode proporcionar. Falo, aqui, de dedicar menos de 1% do tempo de seu mês para ampliar o seu conhecimento e seguir firme na luta da prosperidade.

Inúmeros livros, sites, blogs, canais do youtube, matérias de revistas e jornais, podcast, palestras, o Gazeta da Torre e muito mais nos ajudam a ampliar o nosso conhecimento e, consequentemente, mudar a posição do Brasil de número 67 dos 143 pesquisados no Ranking de Educação Financeira mundial.

Pense nisso, reflita, dedique-se e certamente não haverá arrependimento.

Até a próxima pessoal!

Leandro Trajano
Personal Financeiro
Siga-me no Instagram @personalfinanceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário